domingo, 5 de maio de 2013
sexta-feira, 13 de maio de 2011
COLDPLAY ROCK IN RIO 2011
sexta-feira, 28 de maio de 2010
ERA DIGITAL
Encontrei este video que discorre sobre como os indivíduos estão vivendo a era digital. Também retrata a relação dos adolescentes (nossos alunos ) com o mundo virtual. E, nós professores como estamos lidadando com isso???? Bem, como não somos da era do "Rafinha", personagem do vídeo, temos que correr atrás. Sabemos das nossas limitações e dificuldades, mas não podemos ignorar este mundo virtual e nem esta "geração 2.0". Assistam, vale a pena. Serve como subsídio para uma boa discussão, nas nossas escolas.
Não consegui postar o vídeo, deu problema na hora de fazer upload de vídeo. Tentei várias vezes, mas não obtive sucesso. Aí vai o endereço eletrônico:
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg&eurl=http%3A%2F%2Ftdeduc%2Ezip%2Enet%2F
Não consegui postar o vídeo, deu problema na hora de fazer upload de vídeo. Tentei várias vezes, mas não obtive sucesso. Aí vai o endereço eletrônico:
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg&eurl=http%3A%2F%2Ftdeduc%2Ezip%2Enet%2F
segunda-feira, 24 de maio de 2010
"Valorização da escrita não se confirmou"
Olá colegas, entre minhas leituras, adoro ler Zero Hora e o interessante é quando fala em educação, em todos os sentidos, tanto de forma presencial como virtual. Em meio ao englomerado de livros e artigos que tenho lido e guardado encontrei e achei interessante mostrar para vocês esse artigo do ZH ESCOLA, 2003, Capa. Que mostra hoje em dia a realidade, o que acontece se o aluno não é dirigido, orientado por profissionais qualificados. Hoje enfim, temos cursos para essa área um deles creio que seja o nosso, se tivessem colocado esses cursos antes, digo pensado no início ajudaria os professores no ensino presencial, sendo que a educação é a interação de todos, sociedade, professores, pais e alunos.
“Valorização da escrita não se confirmou”
Quando a troca de e-mails e o uso de chats e programas de bate-papo virtuais ao vivo se a popularizaram, no final da década passada, especialistas chegaram a mencionar a redenção do uso da língua escrita pelos jovens. Escrever estaria incorporado a rotina de adolescentes estigmatizados como integrantes de uma geração pouco letrada. Crianças e adolescentes têm escrito mais por conta da Internet, mas não exatamente como se imaginava. A língua culta está longe das salas de bate-papo a ponto de causar estranheza caso arrisque uma aproximação. No lugar dela, não está apenas o coloquialismo levado ao extremo, mas um código peculiar, cheio de abreviações e trocas de letras.
- A linguagem da internet privilegia o como se fala, o som das palavras e se simplifica cada vez mais porque está atendendo à necessidade de ser rápida. A comunicação tende a acompanhar o ritmo da sociedade, o ritmo do contexto. Se tenho um minuto para escrever um e-mail, vou fazer o mais rápido possível – diz Beatriz Vargas Dorneles, professora da Faced/UFGS.
A justificativa da educadora repete a argumentação da professora de português Adriane Strey ouve de seus alunos do 3º ano do Ensino Médio no colégio São Judas Tadeu, Porto Alegre.
- Quando eu falo das abreviações, eles dizem: “ professora, mas isso está de acordo com a vida. Tudo tem de ser rápido” – conta ela, que propôs aos estudantes uma relação que trate da língua culta e da língua codificada da internet.
Adriane não determinou a relação entre elas. Quer ver o que os alunos pensam a respeito. Ela demonstra preocupação com a produção textual dos pré-vestibulandos. E acha que o problema se acentua no Ensino Médio, embora seja verificado desde a 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, como testemunham suas colegas de docência. Um texto da colunista Martha Medeiros, publicado na semana anterior em Zero Hora, foi apresentados aos alunos. Nele, Martha se mostrava indignada com a ausência de vogais nas palavras de chats e e-mails. Segundo ela, “conversas sem sentido” entre “seres abreviados, tal como escrevem”.
Duarte/ZH
“Valorização da escrita não se confirmou”
Quando a troca de e-mails e o uso de chats e programas de bate-papo virtuais ao vivo se a popularizaram, no final da década passada, especialistas chegaram a mencionar a redenção do uso da língua escrita pelos jovens. Escrever estaria incorporado a rotina de adolescentes estigmatizados como integrantes de uma geração pouco letrada. Crianças e adolescentes têm escrito mais por conta da Internet, mas não exatamente como se imaginava. A língua culta está longe das salas de bate-papo a ponto de causar estranheza caso arrisque uma aproximação. No lugar dela, não está apenas o coloquialismo levado ao extremo, mas um código peculiar, cheio de abreviações e trocas de letras.
- A linguagem da internet privilegia o como se fala, o som das palavras e se simplifica cada vez mais porque está atendendo à necessidade de ser rápida. A comunicação tende a acompanhar o ritmo da sociedade, o ritmo do contexto. Se tenho um minuto para escrever um e-mail, vou fazer o mais rápido possível – diz Beatriz Vargas Dorneles, professora da Faced/UFGS.
A justificativa da educadora repete a argumentação da professora de português Adriane Strey ouve de seus alunos do 3º ano do Ensino Médio no colégio São Judas Tadeu, Porto Alegre.
- Quando eu falo das abreviações, eles dizem: “ professora, mas isso está de acordo com a vida. Tudo tem de ser rápido” – conta ela, que propôs aos estudantes uma relação que trate da língua culta e da língua codificada da internet.
Adriane não determinou a relação entre elas. Quer ver o que os alunos pensam a respeito. Ela demonstra preocupação com a produção textual dos pré-vestibulandos. E acha que o problema se acentua no Ensino Médio, embora seja verificado desde a 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, como testemunham suas colegas de docência. Um texto da colunista Martha Medeiros, publicado na semana anterior em Zero Hora, foi apresentados aos alunos. Nele, Martha se mostrava indignada com a ausência de vogais nas palavras de chats e e-mails. Segundo ela, “conversas sem sentido” entre “seres abreviados, tal como escrevem”.
Duarte/ZH
domingo, 23 de maio de 2010
Interação social
Colegas! Li um artigo no qual o autor se reporta a interação em sala de aula e nos Grupos Sociais fora dela. Destaca a importância de manter boas interações, calcadas no diálogo, no repeito e na cumplicidade, para gerar um melhor entendimento entre as pessoas. A sociedade, na qual estamos inceridos, está extremamente violenta e isso reflete diretamente na escola, por isso é nescessário analisar como estão essas relações sociais. Sugiro a leitura do texto "A interação professor aluno" que se encontra no endereço: www.gestaouniversitaria.com.br/.../169-a-interação-professor-aluno.html-
sábado, 22 de maio de 2010
Redescobrir o prazer de ensinar
As inovações tecnológicas tem mudado a forma de como as pessoas aprendem . Disponibilizamos de maneira fácil, o acesso ás informações. O que lamentavelmente constatamos, é que as escolas não acompanharam tais inovações . Enquanto toda a sociedade passa por transformações as instituições de ensino continuam com velhos paradigmas educacionais. É importante ressaltar que para romper com velhos paradigmas educacionais, não basta equipar as escolas com computadores. É necessário formar profissionais para utilizar essas ferramentas de maneira adequada e dar suporte para que eles “redescubram o prazer de ensinar” .
O ato de ensinar/aprender é complexo. Como educadora entendo, que esse ato vai muito além do computador e do uso que se faz dele em sala de aula. Envolve pessoas ( de forma presencial ou a distância) que pensam, que agem e têm, sobretudo sentimentos. Sobre a perspectiva Dialógica de Paulo Freire, esse envolvimento ou a relação professor- aluno constitui-se num esquema horizontal de respeito e de intercomunicação, ressaltando o diálogo como componente relevante na aprendizagem significativa.
As interações em sala de aula, interferem de forma direta na aprendizagem. A responsabilidade por uma boa ou má educação depende do comprometimento, da dedicação e da responsabilidade dos agentes envolvidos no processo. Não temos receitas prontas. O nosso desafio como educadores é encontrar o caminho.
O ato de ensinar/aprender é complexo. Como educadora entendo, que esse ato vai muito além do computador e do uso que se faz dele em sala de aula. Envolve pessoas ( de forma presencial ou a distância) que pensam, que agem e têm, sobretudo sentimentos. Sobre a perspectiva Dialógica de Paulo Freire, esse envolvimento ou a relação professor- aluno constitui-se num esquema horizontal de respeito e de intercomunicação, ressaltando o diálogo como componente relevante na aprendizagem significativa.
As interações em sala de aula, interferem de forma direta na aprendizagem. A responsabilidade por uma boa ou má educação depende do comprometimento, da dedicação e da responsabilidade dos agentes envolvidos no processo. Não temos receitas prontas. O nosso desafio como educadores é encontrar o caminho.
Redescobrir o prazer de ensinar
As inovações tecnológicas tem mudado a forma de como as pessoas aprendem . Disponibilizamos de maneira fácil, o acesso ás informações. O que lamentavelmente constatamos, é que as escolas não acompanharam tais inovações . Enquanto toda a sociedade passa por transformações as instituições de ensino continuam com velhos paradigmas educacionais. É importante ressaltar que para romper com velhos paradigmas educacionais, não basta equipar as escolas com computadores. É necessário formar profissionais para utilizar essas ferramentas de maneira adequada e dar suporte para que eles “redescubram o prazer de ensinar” .
O ato de ensinar/aprender é complexo. Como educadora entendo, que esse ato vai muito além do computador e do uso que se faz dele em sala de aula. Envolve pessoas ( de forma presencial ou a distância) que pensam, que agem e têm, sobretudo sentimentos. Sobre a perspectiva Dialógica de Paulo Freire, esse envolvimento ou a relação professor- aluno constitui-se num esquema horizontal de respeito e de intercomunicação, ressaltando o diálogo como componente relevante na aprendizagem significativa.
As interações em sala de aula, interferem de forma direta na aprendizagem. A responsabilidade por uma boa ou má educação depende do comprometimento, da dedicação e da responsabilidade dos agentes envolvidos no processo. Não temos receitas prontas. O nosso desafio como educadores é encontrar o caminho.
O ato de ensinar/aprender é complexo. Como educadora entendo, que esse ato vai muito além do computador e do uso que se faz dele em sala de aula. Envolve pessoas ( de forma presencial ou a distância) que pensam, que agem e têm, sobretudo sentimentos. Sobre a perspectiva Dialógica de Paulo Freire, esse envolvimento ou a relação professor- aluno constitui-se num esquema horizontal de respeito e de intercomunicação, ressaltando o diálogo como componente relevante na aprendizagem significativa.
As interações em sala de aula, interferem de forma direta na aprendizagem. A responsabilidade por uma boa ou má educação depende do comprometimento, da dedicação e da responsabilidade dos agentes envolvidos no processo. Não temos receitas prontas. O nosso desafio como educadores é encontrar o caminho.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Observamos que últimos anos, o termo interatividade passou a ser utilizado indiscriminadamente, tornando-se um adjetivo usado nos mais variados contextos, qualificando qualquer coisa que permita ao seu “usuário” algum tipo de participação, troca, intercâmbio. Hoje, o termo apresenta-se como um argumento de venda, agregando valor a produtos e serviços. Sinônimo de tudo que é inovador, moderno e tecnológico, o termo tornou-se tão elástico que seu sentido foi esvaziado.
Neste sentido estou colocando a disposição dos colegas um vídeo que achei interessante, quem sabe alguns ja tenham visto, mas fala sobre interatividade e seu uso na sociedade para estimular a chamada “indústria da interatividade”: cinema interativo, vídeo lousa interativo, boneca interativa, e por ai vai.
André.
domingo, 16 de maio de 2010
comunidades virtuais!!!!!!
Oi pessoal ,achei este video legal e quero dividir com vocês ,como não tenho como enviá-lo vou dar o endereço.http:/www.dailymotion.com/video/x54d5_05comunidadesvirtuais
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Interação: O que é? Termo originário do substantivo interação, que designa uma ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas; ação recíproca (AURÉLIO, 1999). A partir dos anos 60, este conceito começa a ser difundido relacionado às tecnologias eletrônicas. Devido a razões quantitativas ( número de pessoas interagindo) e qualitativas ( variedade, riqueza e natureza das interações), a interatividade passa, então, a levar em consideração possibilidade de imersão, navegação, exploração e conversação presentes nos suportes de comunicação em rede. Instaura-se uma lógica que rompe com a linearidade,com a hierarquia, para ser uma lógica hierárquica, hipertextual (ALVES, 2003).
sábado, 15 de maio de 2010
Interação professor aluno
Colegas, li o texto: A PRESENÇA DO DIÁLOGO NA RELAÇÃO PROFESSOR -ALUNO e achei muito interessante. O texto é o resultado de uma pesquisa, que aborda o processo de interação entre professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, baseada na Relação Dialógica de Paulo Freire. De acordo com Freire "o diálogo é uma relação horizontal entre professor e aluno. Nutre-se de amor, humildade, esperança,fé e confiança". Indico para vocês lerem.
Endereço eletrônico: www.paulofreire.com.br
Clicar em: Memória dos colóquios
V Colóquio Internacional
Comunicações Orais
A presença do diálogo na relação professor-aluno
Endereço eletrônico: www.paulofreire.com.br
Clicar em: Memória dos colóquios
V Colóquio Internacional
Comunicações Orais
A presença do diálogo na relação professor-aluno
blogs na educação
Os blogs na educação podem servir como recurso pedagógico ou como estratégia pedagógica. De acordo com Adriana, tecnóloga em Processamento de Dados da UCS, entende-se como recurso pedagógico o blog utilizado sob a forma de depósito de informação pesquisada, sintetizada e comentada pelo professor de fontes externa às escolas. Por outro lado é considerado como estratégia pedagógica quando usado como espaço de interação, informação, intercâmbio, colaboração, simulação e debate. É importante ressaltar que primeiro os professores precisam saber "manusear" esta ferramenta para poder fazer esta conecção com os alunos. Para mim isso é novo. É a primeira vez que participo de um blog .
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Interação Mediada por Computador
Hoje em dia somos servidos de tecnologias, com isso temos que nos adequar a todos os programas sugeridos. Buscar conhecimento tecnologico é fundamental para adquirir conhecimento e estar preparados para enfrrentar os obstáculos, posso dar um exemplo particular, que hoje através do computador pude aprender a mexer no blog, que antes não tinha noção alguma. É surpreendente! podemos colocar nossas idéias e sugestões.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Blogs são denominados como diários virtuais, mas o que significa isso? É que em um blog podemos entrar, conectar, gravar, fazer anotações, transcrever, comentar sobre diversos assuntos de interesse pessoal ou social e , frequentemente está sendo composto por parágrafos escritos pelos autores do blog.
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Gostaria de iniciar minha colocação escrevendo sobre o que lí sobre blogs, que se pode dizer que é um espaço onde se viabiliza a construção de uma "Web viva", redigida e interligada pelos próprios usuários, onde cada internauta é responsável não apenas por si, mas também pelo companheiro.
domingo, 9 de maio de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Boas Vindas...
Olá pessoal, sejam bem-vindos ao blog da disciplina Interação Mediada por Computador.
Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!
Giliane e Tarcila
Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!
Giliane e Tarcila
Assinar:
Postagens (Atom)

