sábado, 22 de maio de 2010

Redescobrir o prazer de ensinar

As inovações tecnológicas tem mudado a forma de como as pessoas aprendem . Disponibilizamos de maneira fácil, o acesso ás informações. O que lamentavelmente constatamos, é que as escolas não acompanharam tais inovações . Enquanto toda a sociedade passa por transformações as instituições de ensino continuam com velhos paradigmas educacionais. É importante ressaltar que para romper com velhos paradigmas educacionais, não basta equipar as escolas com computadores. É necessário formar profissionais para utilizar essas ferramentas de maneira adequada e dar suporte para que eles “redescubram o prazer de ensinar” .
O ato de ensinar/aprender é complexo. Como educadora entendo, que esse ato vai muito além do computador e do uso que se faz dele em sala de aula. Envolve pessoas ( de forma presencial ou a distância) que pensam, que agem e têm, sobretudo sentimentos. Sobre a perspectiva Dialógica de Paulo Freire, esse envolvimento ou a relação professor- aluno constitui-se num esquema horizontal de respeito e de intercomunicação, ressaltando o diálogo como componente relevante na aprendizagem significativa.
As interações em sala de aula, interferem de forma direta na aprendizagem. A responsabilidade por uma boa ou má educação depende do comprometimento, da dedicação e da responsabilidade dos agentes envolvidos no processo. Não temos receitas prontas. O nosso desafio como educadores é encontrar o caminho.

Um comentário:

  1. Olá colega Cleide, com certeza os profossionais de educação devem ser comprometidos com a educação de seus alunos,é ter qualidade no que faz e não quantidade.Como diz Freire, adorar a boniteza de seu trabalho. Se envolver com o outro, dedicar-se no seu ttrabalho, para que no final todos saiam ganhando!

    ResponderExcluir